Notícias

calendário sistema4 2023

Este ano de 2023 estamos a festejar um belo 31 e decidimos que o nosso calendário de secretária iria dar palco a pessoas e projetos que, na nossa perspetiva, muito contribuem para a designação “Leiria - Cidade Criativa da Música”, atribuída à nossa cidade pela UNESCO, em 2019.

Leiria tem sido, ao longo dos anos, berço constante de novos projetos musicais, palco aberto para eventos e o espaço de trabalho privilegiado de promotores e mentores da área.
São vários os nomes reconhecidos nacional e internacionalmente. São várias as filarmónicas, coros, bandas de jazz, rock ou música popular, projetos a solo, escolas de música, agentes culturais, produtoras, espaços de espetáculos e outras entidades de áreas distintas, que contribuem, entusiasticamente, para, por um lado, enaltecer esta forma de vida leiriense centrada na música e, ao mesmo tempo, perpetuar o que, para muitos, é o ADN de Leiria.

Escolher os nomes que iriam figurar em cada mês do nosso calendário foi um trabalho árduo e nada unânime. Mas depois de analisados todos os argumentos, a lista final ficou fechada: Hugo Ferreira (fundador da Omnichord Records, radialista e melómano), Orquestra Jazz de Leiria, Os Filipes Bar (ícone da noite de Leiria, com música ao vivo e DJ sets), Jornal de Leiria (uma história de apoio incondicional, desde os inesquecíveis Silence 4), Orfeão de Leiria (escola e conservatório de artes), David Fonseca (cantor, instrumentista e compositor), First Breath After Coma (banda de rock alternativo independente), Carlos Matos (fundador da Fade In, DJ, curador, crítico, radialista, músico e melómano), SAMP (filarmónica, escola de artes e ensino oficial de música), André Barros (pianista e compositor), Concertos para bebés (projeto internacional de música para a primeira infância) e Surma (cantora, instrumentista e compositora).
As escolhas são sempre discutíveis e estamos perfeitamente conscientes de que muitos outros nomes e caras mereciam estar representados neste essencial de secretária, que há mais de 10 anos orienta as agendas de tantas entidades de Leiria, mas o ano só tem doze meses e esta foi a nossa seleção.

Mês a mês, iremos partilhar a motivação que orientou esta nossa seleção e que pode ser acompanhada através de cada um dos QRcode respetivos ou da nossa newsletter mensal.