Blog

É verdade, a história não foi criada por nós. Já andava por aí.
O que fizemos foi juntar o que já tinha sido dito e re-criámos a história, uma narrativa que fizesse sentido. Criámos também um hashtag, que assumiu também a função de espécie de logotipo.
Seguiu-se uma primeira fase, em registo de campanha de guerrilha, com activações alegadamente planeadas e executadas por anónimos. Correu melhor do que a encomenda.
Espalhada a mensagem, acomodámos o mito no website visiteleiria.pt. Ao mesmo tempo, no google e outros motores de busca, desenvolvemos uma estratégia, em que todas as pesquisas pelo hashtag iam dar ao Visite Leiria. Por esta altura, a campanha já não era anónima e tinha um dono: o Município de Leiria, através do seu departamento de Turismo.
As redes sociais do Visite Leiria, também geridas por nós, passaram a ser o ponto de partilha dos milhares de comentários e fotos que encheram o imaginário de todos, alimentando e exponenciando o mito. No topo das partilhas, esteve o pequeno autocolante de 4,5x4,5cm, que galgou oceanos e levou Leiria aos sete cantos do mundo.
Seguiram-se diversas produções de vídeo e merchandising, e o hashtag passou a fazer parte da decoração dos principais eventos e também marca da cidade nos mais diversos certames.
O outdoor na A1, às portas de Lisboa e também no Porto, foi o golpe final na estratégia de comunicação. Assumidamente disruptivo e cem por cento alinhado com o conceito da campanha, tal como Leiria, só existe, só se vê, quando a luz o ilumina, sejam os holofotes, seja o próprio sol.
Adorada por uns e polémica para outros, esta campanha não deixou ninguém indiferente. Conseguir meter um destino, uma cidade, Leiria, na boca de tanta gente não é todos os dias.
Criámos mais uma marca territorial, e isso não é para todos.
Provavelmente, só o conseguimos porque também nós adoramos o sítio onde vivemos.
Neste início de 2025, a campanha #leirianãoexiste está quase no fim. Em breve, será dado o apito final, será colocada a cereja no topo do bolo, o último suspiro com sabor a beijo apaixonado. Fiquem por aí.
Para saber mais basta espreitar aqui: https://www.visiteleiria.pt/pontos-de-interesse/historias-e-tradicoes/leirianaoexiste/