Débora Umbelino é o rosto por trás do nome artístico “Surma”. Nasceu em Leiria, a 26 de dezembro de 1994, e a música está presente na sua vida desde cedo, tendo começado a frequentar aulas de música com apenas 5 anos. Já mais velha, quando estava no ensino secundário, foi vencedora do concurso musical Zus!, na altura enquanto membro da banda Backwater & The Screaming Fantasy.
Aos 17 anos mudou-se para Lisboa para estudar Jazz no Hot Club, especializando-se em contrabaixo e voz, tendo experimentado também a pós-produção audiovisual, e em 2015 criou o projeto Surma, cujo nome corresponde a uma tribo na Etiópia.
Nas suas composições, Surma procura ser uma voz ativa na luta contra o bullying e homofobia.
O seu primeiro disco “Antwerpen”, lançado em 2017, foi bastante aclamado em Portugal, fazendo dela uma das grandes promessas da música nacional. Seguiu-se “Alla”, em novembro de 2022, álbum que foi transposto para uma dimensão mais física, numa exposição no Banco das Artes Galeria, em Leiria, onde os visitantes puderam ver todo o processo de criação das músicas.
É difícil encontrar a Surma pelas ruas da nossa cidade, uma vez que passa grande parte do seu tempo pelos palcos do mundo, mas podemos dizer, com toda a certeza, que é uma das melhores representantes da nossa cidade.
Saiba mais sobre a Surma em https://omnichordrecords.com/pt/artistas-2/surma-15/