Blog
Este ano festejamos um belo 31 e decidimos dar palco a pessoas e projetos que, na nossa perspetiva, muito contribuem para o título: Leiria - Cidade Criativa da música.
Sabemos que outros nomes e caras mereciam estar aqui, mas o ano só tem doze meses.
O mês de abril é dedicado ao Jornal de Leiria.
Jornal de Leiria
Uma história de apoio incondicional desde os inesquecíveis Silence 4.
Chegamos a abril com o nosso calendário a prestar homenagem ao Jornal de Leiria, um jornal de causas que nunca escondeu o seu apoio à artes, à cultura e, claro, à música.
O Jornal de Leiria deve o seu ADN ao espírito livre, culto e interventivo de José Ribeiro Vieira, que acreditou no projeto e quis fazer dele uma referência regional, bem patente até aos dias de hoje.
Porque seria impossível enumerar todos, destacamos apenas alguns exemplos de contribuições específicas desta entidade, para a ascensão e consolidação da música leiriense:
- Jornal que dá espaço à música
O Jornal de Leiria teve, desde sempre, espaço aberto e permanente para os melómanos conhecedores da região exporem as suas críticas e opiniões na área da música (e não só). Um palco que começou por ser em papel, hoje ampliado para o mundo online, e que ajuda a divulgar e enaltecer o nosso melhor. - Apoio aos Silence 4.
O apoio a esta banda, que foi a maior revelação de todos os tempos da música portuguesa dos anos 90, manifestou-se em forma de sala de ensaios, a primeira que acolheu os Silence 4, na então Casa da Reixida, numa altura em que era também a casa de alguns artistas plásticos locais com reconhecimento nacional e internacional. Foi aqui que os “quatro fabulosos de Leiria” tocaram os primeiros acordes e, por isso, rampa de lançamento para o que hoje é a música de Leiria. - Organização do Festival Há Música na Cidade
O festival Há Música na Cidade surgiu em 2009 com o intuito de celebrar o aniversário do Jornal de Leiria o que, por si só, revela o grande amor desta instituição à música. É um evento que abraça uma grande diversidade de linguagens musicais, pensado para todas as idades e para todos os gostos e que adota como palco as ruas, arcadas, praças, esquinas, terraços, calçadas e até telhados da cidade de Leiria.
Não há limites para este festival, e todos os que assistem e participam no Há Música na Cidade agradecem que assim seja. - Espaço Cultural Serra
Aquela que em tempos foi conhecida como Casa da Reixida dá-se, agora, pelo nome de Espaço Serra, um lugar que transborda amor pela música e pelas artes em geral, um lugar onde a calma do campo impele aprimorados rasgos de criatividade, um lugar onde artistas de várias áreas trabalham e convivem diariamente.
O Serra é uma associação cultural sem fins lucrativos, formada por um coletivo de artistas, e é fácil justificar porque decidimos destacar o Espaço Serra, já que a sua sede se localiza nos antigos armazéns da Movicortes, que detém o Jornal de Leiria.
Sabe mais sobre o Jornal de Leiria e os seus projetos em https://www.jornaldeleiria.pt/.